Família Chan comanda o Show no no Tablas Surf Pro, etapa de abertura do Circuito Baiano 2016.A prova foi finalizada em ondas de meio metro e séries pouco maiores na praia do Surf, em Vilas do Atlântico.O público aproveitou o domingo ensolarado e compareceu em peso para prestigiar os principais atletas do esporte na Bahia.
O grande destaque de Ilhéus foi Tawian e Hawwaii Chan, filhos do legend Jabes Local, que venceram as categorias Júnior e Mirin e a Iniciante e Infantil respectivamente.
Na Profissional destaque para Rudá Carvalho que ficou com a segunda. O campeão da Pro foi o atual vice-campeão brasileiro e 19o colocado no ranking do Qualifying Series – divisão de acesso do Circuito Mundial -, Marco Fernandez mostrou que não estava para brincadeira e destruiu as ondas de Vilas para largar na frente na corrida pelo título estadual da categoria Profissional.
Na decisão, Fernandez não deu chance aos adversários. Muito à vontade em Vilas do Atlântico, disparou na ponta com 5.00 e 8.50, para depois coroar sua campanha com uma nota 9.00 em uma esquerda trucidada até a areia.
Nos minutos finais, Fernandez passou a marcar Ian Costa, autor de 8.00 pontos em uma direita atacada com um belo aéreo rodando e mais uma batida na junção. Ian era o único que não precisava de uma combinação de notas e foi vigiado de perto até o fim da bateria, já que necessitava de 9.50 para virar e iria apostar tudo em seu surf moderno.
Como não teve outra nota expressiva, Ian terminou em terceiro, atrás de Rudá Carvalho, autor de 6.55 e 6.75. O atual campeão baiano foi presenteado pelos seus patrocinadores (Tablas Surf Store e Rockets Surfboards) com uma lycra amarela e fez jus à homenagem, surfando muito bem na reta final do evento.
Na quarta colocação ficou Iago Silva, com 5.45 e 5.15. O guerreiro itacareense lutou muito durante a batalha, mas não conseguiu entrar em sintonia com as ondas.
Na Master, Bruce Kamonk vinha surfando muito bem, mas foi punido pelos juízes com uma interferência em Wallace Sampaio. O ilheense Wallace chegou a assumir a liderança logo em seguida, mas foi ultrapassado por Wilson Santos.
Comendo pelas beiradas, o ex-top da elite mundial Christiano Spirro descolou 5.65 e achou uma esquerda nos minutos finais que rendeu 6.70, pulando para a primeira posição.
Ainda deu tempo de Bruce Kamonk obter a melhor nota da bateria (7.75) e sair da água em segundo lugar, mesmo com a interferência. O atleta contestou bastante a punição e teria o maior somatório da final caso não perdesse 50% da sua segunda melhor nota.
Nos pranchões, Vinícius Cardoso levou a melhor e bateu seus adversários com 11.55 pontos, deixando Italo Rosa em segundo, Ricardo Abubakir em terceiro e Eduardo Ballalai em quarto.
Na categoria Feminino, Danielle Albuquerque liderou do início ao fim e derrotou as atletas Taís de Oliveira, Amanda Bispo e Renata Tambon, que está voltando às competições.
No SUP Wave, Jairo Flores teve uma ótima atuação e foi premiado com notas 6.55 e 8.00. A briga pelo segundo lugar foi acirrada, com Gustavo Kombi levando a melhor sobre Roberto Vieira por apenas 0.10 (12.90 a 12.80). Em terceiro ficou o cearense Gustavo Foerster.
Nas categorias de base, os irmãos Taiwan e Hawai Chan levaram tudo. Com um surf muito sólido, Taiwan venceu as categorias Junior e Mirim, enquanto Hawai faturou a Iniciante e a Infantil.
Na final da Infantil, Hawai sobrou na água e não deu mole a Pedro Silvestre (2o), Kaio Silva (3o) e Gabriel Paiva, quarto.
O garoto ilheense teve mais trabalho na Iniciante, mas conseguiu superar o conterrâneo Davi Mendes, filho do legend David do Skate. O terceiro lugar ficou com Gabriel Paiva, seguido por Tiago Frizzera.
Na Mirim, Taiwan Chan não aliviou nas manobras e venceu seus oponentes com folga. O atleta obteve 13.15 no somatório, contra 7.40 de Thiago Santos, 6.75 de Davi Mendes e 5.85 de Arthur Coutinho.
Na Sub 18, Taiwan ficou um pouco melhor e descolou 13.65 pontos, deixando para trás Daniel Matos (11.95), Matheus Campos (10.65) e Kailan Music (9.05).
Resultados do Tablas Surf Pro 2016
Profissional
1 Marco Fernandez
2 Rudá Carvalho
3 Ian Costa
4 Iago Silva
Junior
1 Taiwan Chan
2 Daniel Matos
3 Matheus Campos
4 Kailan Music
Mirim
1 Taiwan Chan
2 Thiago Santos
3 David Mendes
4 Arthur Coutinho
Iniciante
1 Hawai Chan
2 Davi Mendes
3 Gabriel Paiva
4 Tiago Frizzera
Infantil
1 Hawai Chan
2 Pedro Silvestre
3 Kaio Silva
4 Gabriel Paiva
Master
1 Christiano Spirro
2 Bruce Kamonk
3 Wilson Santos
4 Wallace Sampaio
Feminino
1 Danielle Albuquerque
2 Taís de Oliveira
3 Amanda Bispo
4 Renata Tambon
Locais
1 Thiago Miota
2 Hugo Miota
3 Lucas Dias
4 Alexandre Cunha
SUP Wave
1 Jairo Flores
2 Gustavo Kombi
3 Roberto Vieira
4 Gustavo Foerster
Longboard
1 Vinícius Cardoso
2 Italo Rosa
3 Ricardo Abubakir
4 Eduardo Ballalai